Módulo 1 - Educação e Valores

Vídeo-aula 3: Educação e Valores: O Juízo moral na criança.

Professor: Ulisses Araújo (USP)

Durante a vídeo aula, foi abordado questões sobre o livro "Juízo moral na criança" de Piaget, onde autor víncula moral as regras que se deve cumprir da sociedade estabelecida de forma formal ou acordo estabelecido em sala de aula.
    

O desenvolvimento humano se dá da seguinte forma (egocentrismo): 

Anomia: Ausência de regras ao nascer, através da coação não faz senão apanha ou Deus castiga) e respeito unilateral (respeitar pai,mãe e professor) respeito com sentimento (amor e medo).


Heteronomia: A sociedade vai dizendo o que pode ou não fazer através de regras vindo de fontes variadas (pais ensinaram, escola sociedade,etc.), a criança é coagida a reconhecer o respeito unilateral. 

Autonomia: As regras são internalizadas no próprio sujeito que sabe o que é certo ou errado, existindo assim cooperação e respeito mútuo.


Para que a pessoa deixe de ser coagida e aprenda a cooperar e respeitar efetivamente é ajudar alguém a ser tornar autônomo cooperando e respeitando o próximo.
Para Piaget no livro "Cinco estudos de educação moral" Piaget diz que é necessário reduzir no ser humano o egocentrismo para que ele possa pensar que existe o outro devendo respeitar e seguir as regras e papel dos educadores é ajudar os alunos a serem autônomos com exemplo de afetividade no dia-dia da escola.


Vídeo-aula 4:  A escola e a construção de valores

Professor: Ulisses Araújo

Sete dimensões que escola precisa estar atenta para desenvolver valores:


1- Conteúdos escolares: a escola deve incluir em seu currículo temáticas desenvolvidas transversalmente (cidadania, direitos humanos, ética e inclusão social,etc).


2 - Modo de aplicar os temas nas aulas: o professor não deve trabalhar unilateralmente e sim de forma cooperativa em prol da sociedade construindo coletivamente o conhecimento por meio de diálogos entre professore e alunos deixando que os segundo construam seu conhecimento de forma ativa.

3- Trabalhar com valores:  que podem ser retirados da "Declaração Universal dos Direitos Humanos", e passar certos valores aos alunos. 



4- As relações interpessoais: utilizar o diálogo, a afetividade e o  respeito mútuo respeitando os alunos para que eles nos respeitem e nos admirem sem precisar utilizar o autoritarismo.
       

5- Auto-estima: cada ser humano constrói auto-imagem (ser bom, mau,etc) a pessoa para trabalhar na construção da ética e cidadania deve acreditar em si, a escola deve reforçar a imagem positiva do aluno e não descriminá-lo.


6 - Auto-conhecimento: tomar consciência dos próprios sentimentos e emoções para conhecer os sentimentos de outras pessoas.







7 - Gestão escolar: escola não deve ter valores pre-determinados de diretor, coordenador e professor sem diálogo formando sujeitos heterônimos sendo necessários estabelecer relações democráticas dentro da sala de aula (Construir escolas democráticas).






Vídeo-aula 7: Educação e Ética.

Professora: Carlota Boto

Durante a aula, a professor enfatiza que a criança, embora tenha como primeiro contato a vida em família, é na escola que vai ser feito com que ela dê os primeiros passos para viver em sociedade.


Aspectos da ética na educação escolar: interação entre professor e aluno, interação entre aluno e aluno e interação entre professores, alunos e funcionário.

Devemos como professores ensinar a não ser somente conteúdistas, mas sim ensinar valores e ética que vão se formando na vida com os exemplos e atos. A escola dever preparar o aluno para viver em sociedade e os rumos que podem ser tomados são: 
  • Igualdade (lidar com o coletivo de maneira justa)
  • Fraternidade (respeito as diferenças e as diversidades)
  • Preparar a democracia (construção de normas coletivas)

 Perguntas da ética:
  •  Como e porque a ação é moralmente correta?
  • Que critérios devem orientar o julgamento?
  • O que devo fazer?

Ação Correta:
  • Felicidade de todos
  • Forma o agente virtuoso
  • Acordo com regras determinadas
  • Justificativa aos outros de forma razoável

Ética Normativa: determinação da ação correta


Ética Aplicada: resolução de conflitos mediante princípios da ética normativa


Na escola: Deve existir uma clareza das regras por meio de um contrato pedagógico no qual os alunos se sintam participantes. O professor não pode se fechar pois um currículo fechado bloqueia o aluno, pois ele não pode se manifestar, temos que ouvir as crianças. 
Temos que implantar na escola um cultura progressiva e fraterna, sem juízos cristalizados ou generalização falsa...



Vídeo-aula 8: A construção psicológica dos valores

Professor: Ulisses Araújo

Perguntas:

1- É possível a educação em valores?
2- Como se dão os processos de construção e apropriação de valores?
3- Quais valores devem a escola ensinar?


Valores:
  • Surgem através de trocas afetivas entre exterior e sujeito.
  • Para Piaget, valores tem haver com a relação afetiva entre sujeitos.
  • Valores é tudo aquilo que o sujeito gosta, do ponto de vista psicológico-dimensão afetiva.


Como se constroem os valores?
Por meio da Projeção de sentimentos, onde projeta sentimentos para coisas, para os outros, para as relações e para nós mesmo. O processo de construção de valores são de dimensão afetiva, o que foi valor para mim ontem pode não ser um valor amanhã (valores relativos).



Quais valores devemos trabalhar?
Devemos (família e escola) definir alguns valores que sejam essenciais para se viver em sociedade. O professor Ulisses sugere que nos guiemos pela "Declaração Universal dos Direitos Humanos" de  forma interdisciplinar e transversal, e o tema precisa ser importante para a vida do aluno em sociedade






Vídeo-aula 11: Perspectivas atuais das pequisas em psicologia moral.

Professora: Viviane Pinheiro (doutoranda em psicol. da educ. pela USP)


É abordado durante a aula as teorias sobre teorias relacionadas a moralidade na perspectiva da psicologia moral que faz parte da nossa identidade.

Nas dimensões afetivas que se estabelecem os valores e o sujeito tem papel ativo na construção de seus valores e a moralidade é muito mais que ser ligada pelo princípio de justiça, pois temos os valores centrais (mais importantes), e os valores periféricos (menos importantes  ou não dependendo do contexto que o sujeito se insere).

Na aula, a professora cita dois exemplos de psicologia moral com valores centrais e periféricos:
  • 1º Exemplo: um sujeito tem como responsabilidade seu valor central,  ele se recusa a ajudar um amigo na escola pois o mesmo não havia preparado a lição. Amizade é para ele um valor periférico.
  • Exemplo: como o valor central é de amizade, o sujeito se sente feliz em ajudar o amigo.

Os valores se integram e se organizam no sistema moral de forma hierárquica. A função de todos os educadores e trabalhar de forma planejada e contínua sem mostrar o que é certo ou errado com diferentes tipos de valores e não somente em conflitos, o aluno precisa refletir e se colocar como construtor de conhecimentos.


Vídeo-aula 12: Perspectivas atuais na educação e valores

Professor: Ulisses Araújo

O professor Ulisses procurou demonstrar como o processo de educação e valores pode ser utilizado no dia-a-dia da escola e como a comunidade escolar pode fazer para agir no processo de construção de valores. Como fazer?
  • Gestão por meio do fórum escolar: através de conteúdo trabalhado com alunos, pais, professores, ONGs, policias etc, para discutirem conteúdos de ética e cidadania (ética,  direitos humanos, convivência social,etc.) e incluem no currículo da escola. 
  • Educação comunitária:  qual o tema que a comunidade acha importante para ser trabalhado em prol de temáticas em torno da escola.
Através destes estudos, os diversos conhecimentos de matemática, português... devem ser trabalhados partindo das dúvidas dos alunos e trazendo para dentro da escola.

Segundo o proposta do professor é fazer os nossos alunos críticos e autonômos para participarem de forma ativa e que eles se expressem em situações reais na qual eles possam ter experiências de conviver com suas práticas e o incentivo do professor é colocar o aluno no centro do processo educativo com valores livres e conscientes.

Vídeo-aula 12: Dimensões constitutivas do sujeito psicológico

Professor: Ulisses Araújo

Questões que afetam a sala de aula:

Quem é o aluno? 
Quem somos nós?

Entender o ser humano de uma forma mais complexa com sujeitos complexos que se constituem na interação com o meio em que vive e sua cultura, através de um mundo consciente e inconsciente.

Quatro dimensões constitutiva do sujeito psicológico:
  • Biológico (nosso organismo): corpo e não consciência.
  • Cognitivo: Inteligência e parte intelectual.
  • Afetivo: Afetos/Sentimentos e emoções.
  • Sócio Cultural: Crenças, culturas e o aspecto cognitivo armazenado no cérebro.

Teoria que fazem estudos através da redução estuda um aspecto cognitivo para explicar o todo, sem levar em conta alguns valores cognitivos como a efetividade,cultura... que ocorrem simultaneamente.

Muitas vezes nos deparamos com a indisciplina, falta de alguns valores e tentamos explicar justificando com algum tipo de acontecimento. Nossos alunos são sujeitos complexos e inter-relacionados que possuem organismo que interagem com o mundo e não uma forma determinada, seres complexos que ocorrem também com professores e interferem no processo de ensino aprendizagem. 




Vídeo-aula 16: A construção de valores na dimensão efetiva

Professora: Viviane Pinheiro (doutoranda em psicologia da educação -USP)

Enfoque na questão da afetividade na construção de valores. 

Tipos de concepções da afetividade na construção de valores segundo Piaget:
  • Integrar afetividade (aspecto motivacional) como energia para a cognição (estrutura do psiquismo humano).
Piaget, percebeu após estudos que a afetividade não é só motivacional, ela também organiza esse psiquismo humano tendo importância a cognição. 

Dois sentimentos e aspectos que enfatizam a vergonha e a culpa:
  • Vergonha: perante o outro...
  • Culpa:  auto-avaliação...
     
São sentimentos negativos vivenciados nas relações inter-pessoais que regulam os valores morais, esses sentimentos devem ser objetos de conhecimentos à serem trabalhos na escola e com o objetivo de ensinar os alunos a respeitar as diferenças e ser generoso como o próximo.







Vídeo-aula 19:  Podem a ética e a cidadania serem ensinadas?


Professor: José Sergio Carvalho

A formação ética (virtude) dos alunos já era motivo de preocupação entre os filósofos educadores da Grécia Antiga, o que pensavam estes professores à muito tempo?



  • Livro "A Política de Aristóteles" : segundo Aristóteles "Os homens tornam-se bons e virtuosos de acordo com a natureza (caráter do indivíduo) , hábito (disposição a fazer sempre) e razão (capacidade de decidir racionalmente)". A natureza era o caráter, hábito era o modo de vida e a razão é utilizada pela capacidade de pensar e decidir. 
"Ao legislador cabe sobre tudo o cuidado com a educação, pois uma sociedade democrática forma cidadãos democráticos"
"Somos formados para a virtude, precisamos formar para ética. Uma formação democrática forma cidadãos democráticos e aperfeiçoa uma sociedade democrática"

Segundo os filósofos gregos no período homérico, a virtude não pode ser ensinada era ou algo herdado ou escolha dos deuses.


Quando a Grécia Antiga se tornou democrática, surgiram debates de formação moral do cidadão onde se destacou o filósofo Sócrates na formação dos jovens.





Vídeo-aula 20:  Violência e educação (Univesp-SP)

Professora: Flávia Schieling


Dificuldades: Não é fácil falar de violência nas escolas, ela quebra nossos discursos e nos emudece. 

 
" Se puderes olhar, vê, se puderes ver, repara" (José Saramago)


Desafio: agir contra violência, e não ver que a violência como fatalidade, a escola deve iniciar com o diagnósticos e depois imaginar possíveis formas de atuação contra a violência. 



Possíveis soluções: é preciso que a escola construa diálogos com a comunidade e criar projetos estabelecendo conexões com outros órgãos da sociedade, não se deve determinar que a criança sendo violenta já está perdida.


Violência simbólica: podemos fazer mesmo sem querer quando o aluno é excluído devido o seu comportamento ou quando no aprendizado ele possui dificuldades.





Vídeo-aula 23: Assembleias escolares e democracia escolar


Assembléia de classe:  são espaços de diálogos como o bjetivo de construir valores democráticos dentro da escola como resoluções de conflitos dentro do cotidian, sem obstáculos e sem citar nomes. É feita anotações prévias dos alunos sobre suas críticas e felicitações do dia a dia.


Assembléia de curso (uma série específicas):  ocorre quando e equipe docente, alunos, funcionários e direção se reúnem para resolver problemas por meio de sugestões.

  • Benefícios: a disciplina e a violência diminuíram, e com essa prática os alunos ficam em posição democrática construindo seus próprios valores.

Assembléia de professores:  os docentes se reúnem uma vez por mês e discutem as relações de convivências e acadêmicas, a atitude cooperativa faz com que ocorra uma escola democrática e se forme uma sociedade melhor e igualitária.





Vídeo-aula 24: Diversidade ou Pluralidade cultural na escola

Professora: Daniele Kowalewisk ( doutoranda em  Sociologia da Educação - USP)



Objetivos da aula: Levantar conceitos para se discutir na prática docente. 

Diversidade no Brasil: marca nossa escola e nossa vida social (deixa de ser elitista com o passar do tempo). 

Dificuldades com temas pertinentes as diversidades: diferença, diversidade, pluralidade e multiculturalismo.

O que deve ser contemplado na escola : as diferenças de cada grupo específico ou a igualdade de todos ou a diferença de cada uma das identidades?

Através do texto " O nome dos outros" de Silvia Duschatzky  e Carlos Skliar, é narrado a alteridade na cultura e na educação, as vezes classificamos as pessoas diferentes de nós na escola como:

  • O outro como fonte de todo mal.
  • O outro como sujeito pleno de uma marca.
  • O outro como alguém a tolerar.
As diferenças é muito dificil de se lidar na escola. Temos nas leis e diretrizes no âmbito federal que devem ser respeitas. São Assuntos educacionais que devem estar na grade curricular.



1996: LDB Tema alguns parágrafos que fala sobre as diversidade, mas foca o ensino indígena
1998: Abordagem do tema da pluralidade abordado na constituição (pluralidade tratada com tema transversal na educação)
1998: PCN - Aborda o tema pluralidade cultural como um dos temas transversal, à ser tratado na escola 
2003: Lei 10 639: obrigatoriedade da história da África e Cultura afro-brasileira em nossas escolas (militância do movimento negro)
2005: Diretriz Curricular Nacional para a Educação Étnico-Racial.
2007: Publicação do Programa Ética e Cidadania através na inclusão e direitos humanos com textos de  e ideias de atividades para ser trabalhado nas escolas.
2010: assinatura do Estatuto da Igualdade Racial, discriminação racial tem preceitos que nos ajudam na educação.





Para refletir: O que fazer na escola com temática da pluralidade, será que os educadores estão preparados para lidar com as diferenças?

Todas as práticas docentes devem ser repensadas a todo o tempo pois a escola recebe diferentes tipos de pessoas sendo assim devemos aprender a trabalhar com a pluralidade e formar uma sociedade mais justa e igualitária.



Vídeo-aula 27: Práticas de Cidadania

Professora:  Patrícia Junqueira Grandino

Enfoque da aula: desenvolvimento e elaboração de projetos voltado para à comunidade.
Perspectiva adotada: psicossocial, entender realidade social no processo histórico cultural.

Sujeito humano como sujeito histórico:  constrói sua realidade social, cultural e histórica,processo que se dá pelo acúmulo histórico e formam o processo de produção de sentido de cada um.

Implicações da perspectiva construcionista na abordagem psicossocial: constrói relações históricos sociais que orienta as ações das pessoas, para isso é necessário compreender crenças, convicções, é necessário antes de desenvolver o projeto, saber a história da comunidade.

Contribuições da Psicologia para o atendimento em promoção à saúde: o sujeito humano deve ser compreendido como um sujeito que atua no mundo (sujeito histórico), através de suas convicções, racionalidades e também afetividade (relações inter e intra pessoais).

Etapas do projeto para a comunidade

  • Fazer parceria simétrica e horizontal com representantes da comunidade através de diálogos e discussões.
  • Identificar os maiores problemas da comunidade.
  • Verificar os problemas e as demandas para definir o projeto da comunidade.

Etapas para a elaboração do projeto de atenção direta
Objetivos:
  • Definir o público alvo para garantir melhor êxito.
  • Traçar estratégias e metodologias
  • Apontar os resultados esperados (efeitos e impactos)
  • Cronograma (planejamento por etapas para a execução do projeto)


Vídeo-aula 28: O Fenômeno do Bullying


Professora:  Kátia Pupo

Significado do termo Bullying: todas as atitudes agressiva intencionais e repetitivas.
Característica: desigualdade no poder e capacidade de defesa dos envolvidos


Exemplos de ações no fenômeno bullying:

  • humilhação    
  • xingamentos
  • difamação
  • constrangimento
  • menosprezo
  • ameaças
  • intimidações
  • perseguições
  • roubos 

Bullyng entre meninos: agressão física



Bullyng entre meninas: fofoca, difamação e exclusão do membro do grupo



O que fazer contra o bullying?
Alguns jovens acreditavam que não havia nada a ser feito contra o bullying, porém é possível reconhecê-lo e fazer sim algo contra ele. 

Como reconhecer o bullying?

  • A vítima sobre ação repetitiva e intencional
  • Tem duração prolongada
  • Não há motivação para praticá-lo
  • A vítima não têm como se defender (desequilíbrio de poder)

Como são geralmente as vítimas de bullying?
Características:
  • Dificuldades de sociabilização
  • Dificuldade para reagir as agressões
  • Características físicas diferentes (físicas, sociais ou orientação sexual diferente)
  • Não pedem ajuda por vergonha e retaliação
  • Muitas vítimas se tornam agressores

Como são os agressores?
  • Agressores de ambos os sexos que não respeitam as normas
  • São líderes
  • Os agressores possuem desempenho escolar regular ou insuficiente.
  • São desafiadores e agressivos



Características dos espectadores:
  • Se omitem quando vêem cenas de bullying
  • Ficam passivos por medo
  • Estimulam e incentivam os agressores (ativos)
  • Contribuem o crescimento do Bullying

Cyber bullyng (bullyng virtual):   utlizar recursos da internet para cometerem bullying e ficam no anonimato, ocorre de forma mais ampla e duradoura, é feito geralmente por adolescentes, deve-se alertar os adolescentes que isso pode acarretar  ações penais contra os mesmos.

Consequências:


  • Desde tendência ao isolamento até uma fobia escolar.
  • Tedências a desenvolver doenças como bulimia, anorexia, depressão, síndrome do pânico e transtornos afetivos.
  • Mudanças repentinas de humor, suicídios e homicídio.

Como combater o bullying?


  • Conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar.
  • Criar na escola um ambiente de confiança, solidário e ético e moral (escolas democráticas) com ações integradas.
  • Dar apoio às vítimas
  • Aplicar sansões aos que cometerem este ato para diminuir o bullyng.






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